sábado, agosto 29

ANHANGAVA



Setor mais frequentado do Morro



Esse é nosso campo escola o quintal de nossas casas (para nos Curitibanos). Situado em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba e dentro de do Parque Estadual da Serra da Baitaca é sem duvida a montanha mais frequentada da Região. As primeiras escaladas começaram em 1946 com o Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina) e seus amigos, mas lá temos vias conquistadas por Antonio Carlos Meyer (Bito Meyer), Leonel Mendes, Julio Nogueira, José Luis Hartmann (Chiquinho), Edson Struminski (Dubois), Ronaldo Franzen (Nativo) e até Alexandre Portela já esteve por lá.


Conheço todos os cantinhos dessa montanha ou morro. Meu primeiro rapel foi lá, lentamente fiz a descida e corri rápido para descer de novo. Daí em diante fiquei tão empolgado que comecei a escalar com uma corda de caminhoneiro (famoso bacalhau), 4 mosquetões sendo um de rosca, fitas e uma cadeirinha velha, alias tudo era usado e muito bem usado.

Rampas finais de acesso ao Cume



A maioria da vias eram grampeadas com grampos P , passava as três costuras, descia e resgatava elas para continuar a subir. Realmente não me orgulho da forma como aprendi a escalar, pois sem o equipamento adequado e sem instrução do que fazer, por Deus que não aconteceu nada comigo. Mas a vontade era tão grande que eu não queria esperar ter dinheiro para fazer um curso ou comprar equipos.


Naquela época o esporte estava já bem difundido e já tínhamos acesso a equipos importados, mas não era um esporte que atraia a elite, era normal escalarmos com kichute e juntarmos equipos para conseguir fazer uma via inteira. Quase todos iam de ónibus (borda do campo) e andávamos mais para chegar a base das vias e na volta quase sempre já tarde trocando de roupa até dentro do ônibus.

Amanhecer no Cume - Ao fundo Serra do Ibitiraquire (Pico Paraná)



Hoje o acesso é bem mais fácil, placas indicam como chegar até o estacionamento do Julinho. Dali para as vias é um pulinho (30 min). Dias com tempo favorável tanto o estacionamento quanto a rua ficam lotados de carros. Quando acontece isso quase que temos que pegar senha para escalar. Mas o Anhangava tem muita opções são mais de 130 vias, apesar que todo mundo fica concentrado na pedra do almoço e arredores. Se você quer mais tranquilidade tem ir para o Campo das Panelas, lá se encontram as mais compridas do morro (Sai de baixo 5ª , Sai do lado 6ª, Maria Fumaça 4ª) e vias mais esportivas e desafiadoras ( Tacoscuscos Nos Moluscos 7c, Código de Ética 7b, Dragão Refogado 9ª).





Paredes do Setor Campos das Panelas



Eu na Satã me Chama 6ª




Marcelo (Feio) - Sai do Lado 6ª


Michel - Senhores da Verdade - 7b

Maurício - Escoteiros - 6sup

Quero postar mais informações sobre o Anhangava seus setores e vias de escaladas.

Um comentário: